sexta-feira, 24 de maio de 2013

Oração e Espera

Espero pelo Senhor mais do que as sentinelas pela manhã; sim, mais do que as sentinelas esperam pela manhã!
Salmos 130:6


É interessante observarmos o resultado de nosso trabalho secular. Trabalhamos num texto, num projeto, numa tarefa braçal, e vários meses depois ele é concluído.
Escalamos uma montanha e atingimos o topo.
A oração opera seguindo regras diferentes, as regras de Deus. Oramos em segredo, de modo que ninguém nota o esforço, e os resultados - de Deus, não os nossos - chegam de formas surpreendentes, com frequência muito tempo depois do que esperávamos.

Atitudes na oração
Orar significa abrir-se para Deus e não limitar Deus por meio de meus preconceitos. É uma entrega completa. Resumindo, a oração significa deixar que Deus seja Deus.

O ato de esperar
Muitas orações presentes na Bíblia resultam do ato da espera.
Jacó esperou sete anos por uma esposa e depois mais sete por ter sido ludibriado pelo pai dela (Labão).
Os israelitas esperaram quatro séculos (400 anos!) pela libertação, e Moisés esperou quarenta anos para ser chamado a conduzi-los, esperando depois mais quarenta pela terra prometida, na qual não entraria.
Maria e José, Isabel e Zacarias, Ana, Simeão, como fez a maior parte dos judeus, esperaram pelo Messias.

Deus é atemporal
Deus, que é atemporal, exige de nós uma fé madura que possa, como aconteceu a muitos dos mencionados, envolver demoras que parecem provações.

A paciência é um sinal dessa maturidade, uma virtude que só se pode desenvolver ao longo do tempo.

Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.
O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.
2 Pedro 3:8-9


Esperamos pelo que vale a pena
As crianças querem tudo agora: “Ainda não chegamos?”. “Mas eu quero a sobremesa agora!”. “Agora podemos abrir os presentes?”. “Meu tempo de castigo acabou?”
Os amantes, diferentemente, aprendem a esperar. Estudantes de medicina esperam durante uma longa formação. Os pais esperam, ansiando pela Volta do Filho Pródigo.

Nós esperamos pelo que vale a pena esperar e, nesse processo, aprendemos a paciência.

Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade.
2 Pe. 1:16


Sejamos pacientes
“Espero pelo SENHOR mais do que as sentinelas pela manha”, escreveu um dos salmistas. Vem à mente a imagem de um vigia contando os minutos para o término de seu turno.
Devemos orar pedindo a paciência para suportar os tempos de provação, para continuar antevendo, para continuar esperando, para continuar acreditando.
Oremos pedindo a paciência para sermos pacientes.

Enquanto isso nos consola saber o que Deus pensa a respeito:

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.
Jr. 29:11


“Eu me deixarei ser encontrado por vocês", declara o Senhor...
Jr. 29:14


Ele determina o número de estrelas e chama cada uma pelo nome.
Sl. 147:4


Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?
Mt. 6:26


Contudo, nenhum fio de cabelo da cabeça de vocês se perderá.
Lc. 21:18





A Deus toda a Glória

outono 2013
adaptação de O Deus (in)visível - Philip Yancey

Nenhum comentário:

Postar um comentário