sexta-feira, 30 de março de 2018

Comer ovo da Páscoa é pecado?

Não. Comer ovo da Páscoa não é pecado, desde que esse não seja o foco da Páscoa. O mais importante da Páscoa é a celebração da morte e ressurreição de Jesus, que aconteceram para a nossa salvação. O resto é acessório.

De onde vem o ovo da Páscoa?
A Páscoa, na Palestina, acontece na primavera, altura em que muitas religiões pagãs tinham festas de vida e fertilidade. O ovo da Páscoa vem de tradições pagãs e era um símbolo de vida nova. As pessoas pintavam ovos e ofereciam-nos uns aos outros para desejar prosperidade.
Os cristãos, quando entravam em contato com outras tradições, mencionavam símbolos que as pessoas já conheciam para explicar o evangelho. No caso do ovo da Páscoa, usaram-no para simbolizar a ressurreição e a nova vida que temos em Jesus. Aliás foi assim com muitos símbolos usados até hoje. A ideia do romanismo com os santos por exemplo, era de reforçar a fé, mas as pessoas foram além.
Com o tempo, mudaram o significado e uso do ovo na Páscoa e ele tornou-se parte da tradição cristã.
Muitos séculos mais tarde, quando o chocolate já tinha chegado à Europa e se tornado numa comodidade, começou-se a fazer chocolates em forma de ovo para a Páscoa. Virou costume e agora temos ovos de chocolate na Páscoa.

Então, devo ou não devo comer ovo da Páscoa?
Você pode comer, se quiser, se isso não for um obstáculo para a sua fé. Se você come e agradece a Deus, não aos deuses pagãos, por esse doce tão gostoso, tudo bem.
Você não se contamina pelo que você come:
"Não é o que entra pela boca que os contamina; vocês se contaminam com as palavras que saem dela". (Mateus 15:11 NVT).
Mas se você se sentir tentado pela idolatria ao comer, então não coma:
"No entanto, nem todos sabem disso. Alguns estão acostumados a pensar que os ídolos são de verdade, de modo que, ao comer alimentos oferecidos a eles, imaginam que estão adorando deuses de verdade, e sua consciência fraca é contaminada." (1 Coríntios 8:7 NVT).
E se você achar que está exagerando e caindo no pecado da gula, então modere ou pare de comer:
"Portanto, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam para a glória de Deus." (1 Coríntios 10:31).


Pr Carlos R. Silva

Adaptação de textos da internet
Referências bíblicas da NVT - Nova Versão Transformadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário