sábado, 19 de novembro de 2011

A Oração


Texto inicial: Mt 21:22

E, tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis.

O Valor da Oração
Às vezes, dá-se pouco valor à oração. É tratada como se fosse apenas um ato simbólico. Alguns pensam assim:
"Se Deus conhece o que nós estamos pensando, por que temos que contar a ele? Porque temos que orar a ele pedindo o que estamos precisando, se ele conhece o nosso deitar e o nosso levantar?"
A resposta está em Jeremias 33:3
Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.

Definições da Wikipedia - A Enciclopédia On-line

O Conceito
A Oração é um ato religioso que visa ativar uma ligação, uma conversa, um pedido, um agradecimento, uma manifestação de reconhecimento ou ainda um ato de louvor diante de um ser transcendente ou
divino. Segundo os diferentes credos religiosos, a oração pode ser individual ou comunitária e ser feita em público ou em particular, e pode envolver o uso de palavras ou música. Quando a linguagem é usada, a oração pode assumir a forma de um hino, declaração de credo formal, ou uma expressão espontânea, da pessoa fazendo a oração.

A Oração na crença cristã
A oração, na crença cristã, é a comunicação e o fruto consciente do relacionamento com Deus durante a qual a pessoa louva, agradece, intercede pela vida de outro, pede bênçãos a ele ou a outrem, e através dela pode desfrutar da presença de Deus (este último mais citado no Pentecostalismo, que foca mais no Espírito Santo do que em outras denominações). As orações são dirigidas a Deus, por mediação única de Jesus Cristo, e podem ser feitas em voz alta, falada, em canção ou em silêncio.
O propósito da oração (Mt 6, 5-13) não seria o de alterar a vontade de Deus, mas de obter para si mesmo e/ou para os outros bênçãos e graças que Deus já estaria disposto a conceder, mas que deveriam ser solicitadas para se obter.

Benefícios da Oração
Orar significa falar com Deus. É a nossa conversa diária com o Pai celestial. É o único meio pelo qual nos aproximamos do nosso criador, o único meio de buscarmos soluções para as nossas vidas.
Através da oração nos aproximamos de Deus, passamos a ter comunhão com Deus.
Em Gênesis 5:21-2421 E viveu Enoque sessenta e cinco anos, e gerou a Matusalém.22 E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas.23 E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos.24 E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.
Enoque passou a andar com Deus, isto é, ele passou a ter uma vida com comunhão com Deus, uma vida de oração. E a comunhão que Enoque tinha com Deus era tão grande que Deus tomou-o para si.
Somente através da oração, podemos realmente sentir, a presença de Deus, sentir o seu agir. Só a oração faz com que nós sintamos a real comunhão com o nosso Pai. Para nós seria impossível, vivermos com tanta tribulação, tanta aflição, perseguição, se não fosse a certeza de que temos um pai amoroso conosco, que nunca nos deixa só.

Sobre o orar, repetir e insistir
Orar não é repetir a mesma coisa sempre, embora a Bíblia fale que devemos insistir em nossos pedidos, mas é pedir de coração, é buscar de coração.
Mt 6:7E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos.
Lc 18:1-81 E contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer,2 Dizendo: Havia numa cidade um certo juiz, que nem a Deus temia, nem respeitava o homem.3 Havia também, naquela mesma cidade, uma certa viúva, que ia ter com ele, dizendo: Faze-me justiça contra o meu adversário.4 E por algum tempo não quis atendê-la; mas depois disse consigo: Ainda que não temo a Deus, nem respeito os homens,5 Todavia, como esta viúva me molesta, hei de fazer-lhe justiça, para que enfim não volte, e me importune muito.6 E disse o Senhor: Ouvi o que diz o injusto juiz.7 E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?8 Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra? 
Jr 29:11-1311 Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.12 Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.13 E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.
Donwload do texto

A Ele toda a glória
Carlos R. Silva - primavera de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário