sábado, 5 de janeiro de 2013

Deus se aproximou

Que diferença fez Jesus?
Tanto para Deus quanto para nós, ele possibilitou uma intimidade que jamais existira.
No Antigo Testamento, os israelitas que tocassem a sagrada arca da aliança caíam por terra fulminados; mas as pessoas que tocavam Jesus, o Filho de Deus encarnado, ficavam curadas.
Aos judeus que não pronunciavam nem sequer soletravam o nome divino, Jesus ensinou uma nova maneira de dirigir-se a Deus: Aba, ou "Papai".
Em Jesus, Deus se aproximou.
As Confissões de Agostinho descrevem como essa proximidade o afetou. Da filosofia grega ele aprendera sobre um Deus perfeito, atemporal, incorruptível, mas ele não poderia sondar de que modo alguém indisciplinado e superinteressado em sexo como ele pudesse relacionar-se com um Deus assim.
Tentou várias heresias de sua época e julgou-as todas insatisfatórias, até finalmente conhecer o Jesus dos evangelhos, uma ponte entre os seres humanos e um Deus perfeito.

O livro dos Hebreus explora esse surpreendente novo avanço da intimidade.
Primeiro, o autor elabora o que se exigia simplesmente para aproximar-se de Deus nos tempos do Antigo Testamento. Apenas uma vez por ano, no Dia da Expiação - Yom Kippur - uma pessoa, o sumo sacerdote, podia entrar no Lugar Santo. A cerimônia previa banhos rituais, vestes especiais e cinco diferentes sacrifícios de animais; e mesmo assim o sacerdote entrava no Lugar Santo tomado de medo. Ele usava campainhas presas às vestes e uma corda atada ao tornozelo, de modo que, se viesse a morrer e as campainhas parassem de soar, outros sacerdotes pudessem puxar seu corpo para fora.

Hebreus apresenta um vívido contraste: nós agora podemos nos aproximar "do trono da graça com toda a confiança", sem medo.
Invadir com ousadia o Lugar Santo - nenhuma imagem poderia ser mais chocante para os leitores judeus.
No entanto, no momento da morte de Jesus, uma grossa cortina no interior do templo literalmente rasgou-se ao meio de alto a baixo, escancarando o Lugar Santo.
Portanto, conclui Hebreus: "Aproximemo-nos de Deus".

Jesus contribui no mínimo com isso para resolver o problema da decepção com Deus: graças a ele, podemos chegar diretamente a Deus. Não precisamos de um mediador humano, pois o próprio ser divino de Deus tornou-se o mediador.

Philip Yancey - Sinais da Graça 
Decepcionado com Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário