quinta-feira, 25 de abril de 2013

Quando Deus se cala

'Inclina, ó Deus meu, os teus ouvidos, e ouve; abre os teus olhos, e olha para a nossa desolação, e para a cidade que é chamada pelo teu nome, porque não lançamos as nossas súplicas perante a tua face fiados em nossas justiças, mas em tuas muitas misericórdias.'


Você já passou ou está passando por fases em que você mesmo diz: - é o fundo do poço! -?
Quantas vezes já repetimos para nós mesmos: - outra dessas e é o fim!
Já notou que às vezes parece que Deus se cala, silencia?
Onde está Deus que não nos ouve?
O profeta Daniel também passou por isso. O pedido acima é dele.
Em meio à desolação, servidão e tristeza ele pede para que Deus se incline ao seu pedido.
Já imaginou que Deus se inclina ao clamor desesperado?
Sim, veja: não estamos pedindo para atender nossos caprichos - por isso o clamor, isso é até mais do que um pedido - estamos no fundo do poço!
Quando Daniel pede fundamenta a súplica com o seguinte:
- não é para qualquer povo o pedido - é para o povo que leva o nome de Deus! Deus não é injusto com ninguém, porque seria com os seus?;
- pede humildemente - não se baseou em suas justiças, em sua maneira de fazer as coisas em seu querer, nem em seu merecimento;
- pede baseado na infinita misericórdia de Deus - quando intercedemos baseado na misericórdia de Deus é quase uma barganha! Juntada às demais peças do arrazoamento, é só esperar pela sua boa, perfeita e agradável vontade!
A um pedido assim como poderia negar-se em atender o pai celestial, o Deus amoroso e bom?
Se você está passando por crises de qualquer natureza, tem gente amada em um leito de hospital agora, suas finanças estão de ponta cabeça, existe sim uma solução.
Creia que Deus pode te restaurar, que ele vai inclinar-se ao teu clamor, vai parar tudo para ouvir o teu choro inconsolável!
Às vezes parece que Deus se cala. É verdade, mas acredite, é para te ouvir. O relacionamento com ele não é um monólogo onde só um fala, você também pode e deve participar.
Respostas? Elas virão, tenha calma, confie, seja corajoso, evite atalhos.
Quando nós enfrentamos crises e dificuldades, porque reagimos com tanta ansiedade?
Que é a fé, afinal de contas, se não for crer de antemão naquilo que somente fará sentido lá na frente? (de um ponto de vista retrospectivo).


A Deus toda a Glória!

Carlos R. Silva
outono 2013
uma releitura do texto biblico: Daniel 9:18

Nenhum comentário:

Postar um comentário