segunda-feira, 3 de junho de 2013

Dispensadores da graça

Um aspecto tocante da revolução de Jesus diz respeito a como devemos ver pessoas que são “diferentes”. 
O exemplo de Jesus deve nos convencer hoje, porque há uma sutil mudança na direção inversa. 
À medida que a sociedade evolui e a imoralidade aumenta, ouvimos apelos de alguns cristãos para que mostremos menos compaixão e mais moralidade, apelos que fazem lembrar o estilo do Antigo Testamento.

Uma frase usada tanto por Pedro quanto por Paulo tornou-se uma de minhas imagens favoritas do Novo Testamento. Nós devemos administrar, ou “dispensar”, a graça de Deus, dizem os dois apóstolos. 

Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.
1 Pedro 4:10


A imagem traz à mente aqueles antigos “borrifadores” usados pelas mulheres antes do aperfeiçoamento da tecnologia do spray. Aperta-se um balão de borracha, e gotas de perfume são disparadas por pequenos orifícios na outra extremidade. Algumas gotas são suficientes para um corpo inteiro; algumas borrifadas mudam a atmosfera de uma sala. 
É assim que a graça deveria funcionar. Ela não converte o mundo inteiro ou uma sociedade inteira, mas enriquece a atmosfera.
Agora nos preocupa o fato de que a predominante imagem dos cristãos tenha mudado do borrifador de perfume para um dispositivo de spray diferente: o tipo usado para exterminar insetos. Conhecemos alguns cristãos que assumiram a tarefa de ser “exterminadores morais” em benefício da sociedade infestada que os cerca.
Agora, chocante mesmo, é o poder alternativo da misericórdia demonstrado por Jesus, que veio para os enfermos, e não para os sadios, para os pecadores, e não para os justos. Jesus nunca aprovou o mal, mas de fato assumiu a postura de perdoa-lo. De algum modo, ele conseguiu a reputação de amigo dos pecadores, reputação que seus seguidores correm hoje o risco de perder.

Como diz Dorothy Day: “Na realidade amo a Deus na mesma medida em que amo a pessoa que menos amo".

A Deus toda a glória

Carlos R. Silva
outono 2013

adaptação de Sinais da Graça - Philip Yancey

Nenhum comentário:

Postar um comentário