sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Lealdade condicionada?

Há uma linha divisória importante da fé. 
Em certo sentido, nossos dias sobre a terra se parecem com os de Jó antes que Deus viesse até ele num redemoinho de vento. 

Nós também vivemos em meio a sugestões e rumores, alguns dos quais argumentam contra um Deus poderoso e amoroso. Nós também devemos praticar a fé, com certeza.

Quantas vezes já ouvimos, e até fizemos, orações implorando que Deus se “revelasse” pessoalmente, apostando toda nossa fé na disposição de Deus de entrar neste mundo como fizera para Jó.

Sinceramente, será que Deus sente qualquer “obrigação” de provar alguma coisa? Ele fez isso inúmeras vezes no Antigo Testamento e o fez de modo definitivo na pessoa de Jesus. Que outras encarnações podemos exigir?

Será que um desejo furioso, insistente, por um milagre – mesmo uma cura física -, às vezes não denuncia uma falta de fé em vez de uma abundância dela? 
Essas orações impõem condições a Deus.

Quando ansiamos por uma solução milagrosa de um problema, será que fazemos nossa lealdade a Deus depender de saber se ele vai provar alguma coisa mais uma vez no mundo visível? Se insistirmos em provas visíveis de Deus, é bem possível que estejamos preparando o caminho para um estado permanente de decepção, de frustração.

A verdadeira fé, mais do que tentar manipular a Deus para que ele faça nossa vontade, nos predispõe a fazer a vontade dele.

Na Bíblia, surpreende-nos ver como foram poucos os santos que provaram alguma coisa parecida com o dramático encontro de Jó com Deus. Os outros reagiram ao recolhimento de Deus não exigindo que ele se mostrasse, mas seguindo em frente e crendo num Deus que permaneceu oculto. Hebreus 11 observa que os gigantes da fé “viveram pela fé, e morreram sem receber o que tinha sido prometido; viram-no de longe”.

De maneira clara Jesus afirmou que a manifestação de Deus no nosso tempo se dará através do Consolador ou Conselheiro, o Espírito Santo.  Este estará conosco para sempre. O Espirito da verdade a quem o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece.
Não ficaremos órfãos, diz Jesus.

A Deus toda a glória!

Carlos R. Silva
inverno 2013

Compilação de Sinais da Graça – Philip Yancey


Textos bíblicos:
Hebreus 11, João 14:16-18

Nenhum comentário:

Postar um comentário