sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Oração - eliminando a estática


“Quanto mais tranquila a mente”, disse Eckhart, “tanto mais poderosa, mais valiosa, mais profunda, mais reveladora e perfeita é a oração”.

Deus encontra maneiras de se comunicar com aqueles que realmente o procuram, especialmente quando eliminamos a estática ambiental.

“Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto;”, recomenda Jesus.

Não há como não ter expectativa nos encontros com Deus, mas o mais empolgante é quando já nem são percebidos os marcos de início e fim das nossas conversas com ele. “Orai sem cessar”. Já não é necessário mais marcar um encontro, a vida é uma constante oração, somos envolvidos pela comunhão com o nosso pai, com o nosso amigo.

É esplêndida e inspiradora a imagem do que acontecia no Eden: “Deus passeava no jardim pela viração do dia”. Neste encontro diário conversavam, conviviam.

Deus parece nos falar mais intensamente em tempos de quietude do corpo e da alma, em tempos de contemplação. Ouve-se uma voz que mais ninguém ouve e sente-se o que ninguém sente. Tudo sem dizer palavra.

Observo que o tempo todo ele vem me falando você precisa parar para me ouvir. Entrego a ele as minhas causas, falo sobre os meus problemas, minha incapacidade de realizar mais e ouço: “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus;”, ainda em outra versão “Parem de lutar! Saibam que eu sou Deus!”

A Deus toda a glória!

Carlos R. Silva
inverno 2013


Textos bíblicos:
Mateus 6:6
 1 Tessalonicenses 5:17
Gênesis  3:8
Salmos 46:10

Nenhum comentário:

Postar um comentário