sexta-feira, 11 de abril de 2014

Não te esmagará nem te apagará

Não discutirá nem gritará; ninguém ouvirá sua voz nas ruas.
Não esmagará a cana quebrada, não apagará o pavio fumegante, ...”


Talvez o que mais atrai em Jesus é que ele não se impõe pela força. Não. Ele não empurra um conjunto de dogmas, preceitos e regulamentos guela abaixo.Em Jesus há uma maravilhosa e surpreendente forma de agir, que, muitas vezes, parte do inesperado e chega a atitudes inéditas para os do seu tempo. Especialmente aos apegados à religiosidade dominante.
O mesmo Jesus que dá ordens ao mar e aos ventos apresenta-se ternamente com a proposta de não se tornar um fardo pesado nem sobrecarregar com ensinamentos maçantes:
- Vinde a mim, os cansados e oprimidos e eu vos aliviarei.
- Tomem para vocês o meu jugo, ou seja, meus mandamentos, e aprendam de mim que sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso.

O mesmo Jesus que num momento contraria a lei, se bem que por um fim nobre, ao curar num sábado, sai, evita a discussão, não defende seus pontos de vista, para que se cumprisse o que fora dito sobre ele, sobre sua missão há 750 antes.
A profecia de Isaías, citada por Mateus, é oportuna para os nossos dias tão desgastantes, onde vivemos o massacre do urgente, a exigência do excelente, o engodo do moderno e a fé leviana e oportunista. Tudo o que nos consome, desgasta, fere e desanima.
- Não discutirá nem gritará; ninguém ouvirá sua voz nas ruas.

O coração do que resolver aceita-lo não será tomado à força. Sua voz é suave e doce. Ele pede, não ordena.
- Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.
Sem gritos, palavras de ordem, coisa calculada, artimanhas, nada!

Aos feridos pelas pressões da vida, dos amigos, da família ou da religiosidade ele afirma:
- Não esmagará a cana quebrada ...
O pequeno caniço, espécie de junco, quebra-se facilmente e para nada mais serve. Então é amassado e jogado ao rio.
Não com Jesus! A cana quebrada é por ele restaurada, tratada, transforma-se em instrumento de música para produzir louvor e adoração ao criador.
Há riso, alegria e música feliz na casa, na vida por ele tratada.

E para o que já não tem mais vigor, onde só resta um fio de esperança, onde só se produz fumaça e nenhuma luz ele promete:
- Não apagará o pavio que fumega, ...
Isso dá um novo alento, tão diferente das demais propostas que se ouvem por aí.

A situação pela qual você passa não é o fim, a última página da sua vida não foi escrita ainda, a noite em sua vida está para acabar, nenhum sofrimento vai durar eternamente.

Só o evangelho tem essa proposta. Só Jesus pode prometer essas coisas, pois somente ele, sendo Deus, tornou-se homem, um de nós, habitou aqui, experimentou sofrimento e desprezo, entregou a própria vida, mas, num diferencial que nenhum outro apresenta, ressuscitou e voltou ao céu prometendo que voltaria para nos levar para lá também.

A ressurreição é pura dinamite. Sem ela tudo o que ele fez e a forma com ele se doou não fariam sentido. Talvez ficasse esquecido no tempo. Mas, sobre isso falaremos outro dia.


A Deus toda a glória.

Carlos R. Silva
outono 2014

Referências:
·         Bíblia Sagrada
o   Mateus 8:26-27, 11:28-30, 12:18-21
o   Apocalipse 3:20

Nenhum comentário:

Postar um comentário