quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Crês isto?

Para muitos, a morte é o fim da carreira. Vivem somente para esta vida. Talvez, por isso vivem de rotina. Sua vida se resume a comer, beber, trabalhar, dormir, levantar, e comer e beber, e trabalhar e dormir...
Uma existência permeada de incertezas, medo e nenhuma esperança.

Mas a vida não seria mais do que isto?
Segundo o apóstolo Paulo, “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.” (1 Coríntios 15:19).

Diante da palavra de Marta de que Deus poderia lhe conceder tudo quanto ele pedisse (inclusive ressuscitar seu irmão), Jesus diz que Lázaro há de ressurgir (João 11:23).
Jesus continua sua argumentação, seguindo o raciocínio de Marta: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, jamais morrerá. Crês isto?” (vv. 25,26).

Você olha para seus sonhos e projetos destruídos, suas melhores expectativas para você, seus filhos, sua igreja se desfazendo e é informado de que ainda há esperança. “Crês isto?”.
Será que existe vida, apesar desse meu estado? Apesar destas circunstâncias de morte, destes laços e cordéis que me cercam?

Haverá, sim, uma ressurreição por causa de Jesus, que é ressurreição e vida. 

Há sim ressurreição hoje para a morte espiritual, para o estado de apatia espiritual que alguém possa se encontrar.

Há ressurreição para a morte física. Jesus demonstraria que ele é poderoso para trazer alguém do mundo dos mortos e dar vida novamente.
Jesus pergunta a Marta se ela crê nisto, e ao invés de apenas dizer “sim”, ela vai além: “Sim, Senhor, eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo” (v. 27).
Ela sabia diante de quem estava, eles eram amados do filho de Deus, Jesus Cristo (João 11:5).

E haverá a ressurreição para a vida eterna. “Teu irmão há de ressurgir”. Não só ele. Nós, também. Um dia sairemos do hades e viveremos para sempre. 

Podemos dizer que somos indestrutíveis. Como é bom pensar nisso!
Um dia virá a morte física. Ela é inevitável. Inimiga formidável, espera por todos nós.
Mas a morte não tem a palavra final. Cristo tem. Os mortos ouvirão a sua voz e voltarão à vida. E para sempre, com ele. Seremos indestrutíveis!

Se você é de Cristo, há de ressuscitar. Por causa de Jesus Cristo.
O Evangelho é maravilhoso por causa disto, nosso Senhor ressuscitou e, como ele, nós também ressuscitaremos! É isso que diferencia o Cristianismo das demais religiões.

Desde ressurreição de Jesus, a morte se tornou paciente terminal. Um dia ela morrerá: “E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo” (Ap 20.14).

O fiel zomba da morte. Sobre ela tripudia o apóstolo Paulo : “Mas, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?” (1Co 15.54-55).

Isto é possível por causa de Jesus: “nosso Salvador Cristo Jesus, o qual destruiu a morte, e trouxe à luz a vida e a imortalidade pelo evangelho” (2Tm 1.10).
Bendito seja Jesus Cristo, o Ressurreto. Por causa dele, haveremos de ressurgir.

Solus Christus!

Carlos R. Silva
verão 2015

-----------------------------------
Meditações em João 11:1-45 - Parte 2 / 3. Três reflexões sobre a morte e ressurreição de Lázaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário