segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Quando Jesus se atrasa

É claro que o título desta reflexão é para mexer com o leitor, talvez fazer com que se demore mais para avançar pelo texto ou, no mínimo, suspeitar sobre o que vem nas próximas linhas.

Diante do notícia de que o amigo Lázaro, a quem amava, estava enfermo, Jesus demora-se ainda dois dias para ir até onde ele estava.
Depois, mesmo sob o risco de morte, de ser apedrejado, ele decide ir, cuidando de que Lázaro já "dormia".
Ainda sob o parco entendimento dos discípulos, afirma-lhes claramente de que Lázaro havia morrido. Era melhor assim, até um motivo de alegria, pois isto faria bem aos discípulos, lhes ajudaria a crerem nele.
Nisso, Tomé, injustamente tido como duvidoso pela maioria de nós, demonstra exatamente o contrário: "Vamos também para morrermos com ele". Um ato de coragem e certeza de quem era o seu mestre.

A questão é que ele se demorou até Lázaro morrer. Só depois de sua morte é que ele resolveu visitá-lo. Visitar um defunto?
O fato é que Jesus se atrasou no socorro pedido. As irmãs esperavam seu socorro, tanto que lhe disseram que se ele estivesse lá, Lázaro não teria morrido.

Jesus chegou atrasado! E aqui temos um problema que muitos de nós enfrentamos.
Por que ele chega atrasado quando estamos com problemas?
Por que não ouve nosso clamor, de imediato? Por que tarda?
Em outras palavras: por que Deus não cuida melhor de nós, e impede que as dificuldades nos sufoquem?

O propósito, que aponta a resposta, está no versículo 4 do texto. Jesus já havia se pronunciado antes de decidir ir até Lázaro.
“Jesus, porém, ao ouvir isto, disse: Esta enfermidade não é para a morte, mas para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela”.

Nossa preocupação é “salvar nossa pele”.
Deveríamos ter a mente de Jesus: nossas aflições servem para que ele seja glorificado em nossa vida. Por isso ele se “atrasa” muitas vezes.
“Atrasa-se” aos nossos olhos, pois, na verdade ele sempre age na hora certa.

O que causaria mais impacto: curar uma enfermidade ou ressuscitar um morto de quatro dias?
Os judeus criam que a alma de um homem levava quatro dias de caminhada, de seu corpo até o sheol. No quarto dia, ela estava definitivamente encerrada.
Jesus mostra poder sobre a morte a ponto de abrir as portas do sheol e trazer um homem de lá. Ele tem poder sobre a morte, sobre o mundo dos mortos.

Deus é misericordioso.
“Lázaro” é a forma aramaica de “Eleazar”. Literalmente, Él’azar. Significa “Deus é misericórdia”.
“Betânia” é o hebraico Beit’aniah, “casa da pobreza”.
Na casa da pobreza, Jesus teve misericórdia de sofredores, e agiu poderosamente. Ele ajudou aquelas vidas, foi glorificado e muitos creram nele.
Hoje, a cidade se chama El-Azarya, associada ao nome de Lázaro. Deixou de ser casa da pobreza para ser o lugar da misericórdia de Deus.

Será que Jesus atrasou-se?
Tudo fazia parte de um plano para uma obra maior, um sinal maior, um milagre maior.
Quando você pensar que Jesus está se atrasando para socorrê-lo, pense que sua demora é para mostrar mais poder ainda, e para ser glorificado em sua vida.
Que o nosso maior anseio seja Jesus glorificado em nós, através de nós, através das circunstâncias.
E lembre-se: Jesus transforma a casa da pobreza em lugar de misericórdia.

Solus Christus!

Carlos R. Silva
verão 2015





Meditações em João 11:1-45 - Parte 1 / 3. Três reflexões sobre a morte e ressurreição de Lázaro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário