sábado, 23 de fevereiro de 2013

A Alquimia da Dor


O cristianismo contém paradoxos que teriam pouco sentido se não considerássemos a vida e a morte de Jesus. Vejamos este exemplo: embora a pobreza e o sofrimento sejam “coisas ruins" que eu passo a vida inteira combatendo, elas estão ao mesmo tempo entre as “bem-aventurnças". Esse padrão do ruim transformado em bom tem sua expressão máxima em Jesus. Assumindo-a pessoalmente, Jesus dignificou a dor mostrando-nos como ela pode ser transformada, Ele nos deu um padrão que deseja ver reproduzido em nós.
Jesus Cristo é o exemplo perfeito de todas as lições bíblicas sobre o sofrimento. Devido a Jesus, eu nunca posso dizer sobre uma pessoa: “Ela deve estar sofrendo por ter cometido algum pecado"; Jesus, que não pecou, também sentiu a dor. Deus nunca prometeu que os tornados vão poupar nossas casas em sua passagem em direção a nossos vizinhos pagãos e que os micróbios vão evitar o corpo de cristãos. Não estamos isentos das tragédias deste mundo, exatamente como Jesus não estava. É preciso lembrar que Pedro recebeu a mais forte repreensão quando protestou contra a necessidade de Cristo sofrer (Mt 16:23-25).
Nós sentimos a dor como uma ofensa; Jesus também, e foi por isso que ele operou milagres de cura. No Getsemani ele não orou dizendo: “Obrigado por esta oportunidade de sofrer"; antes, suplicou desesperado pedindo uma saída. Todavia, ele estava disposto a submeter-se ao sofrimento em prol de um objetivo superior: No fim, ele entregou as questões mais difíceis (“Meu Pai, se não for possível ...") à decisão paterna, confiando que Deus poderia usar para o bem até mesmo o ultraje de sua morte.
Na alquimia suprema de toda a História, Deus tomou a pior coisa que poderia acontecer - a espantosa execução do Filho inocente - e a transformou numa vitória definitiva sobre o mal e a morte. Foi um ato de habilidade sem precedentes, que transformou o projeto do mal pondo-o a serviço do bem, um ato que encerra uma promessa para todos nós. O inimaginável sofrimento da cruz foi plenamente redimido:  é por suas feridas que somos curados (Is 53:5), por sua fraqueza que somos fortalecidos.

Onde está Deus quando chega a dor? 
Philip Yancey - Sinais da Graça

Nenhum comentário:

Postar um comentário