sábado, 23 de fevereiro de 2013

O Deus Sofredor


O Antigo Testamento nos proporciona muita percepção de “como é” ser Deus. Mas o Novo Testamento registra o que aconteceu quando Deus aprendeu “como é” ser uma criatura humana. Tudo o que possamos sentir Deus sentiu. Queremos por instinto um Deus que não apenas tenha conhecimento da dor, mas que também compartilhe dela; queremos um Deus que seja afetado pela nossa própria dor.
Como rabiscou o jovem teólogo Dietrich Bonhoeffer numa anotação no Campo de uma prisão nazista: “Somente o Deus Sofredor pode ajudar”.
Graças a Jesus, nós temos esse Deus. Hebreus relata que Deus pode compadecer-se de nossas fraquezas. O próprio termo grego para compadecer-se, simpatizar, significa “padecer com", sym pathos.
Seria um exagero dizer que, por causa de Cristo, Deus entende nossos sentimentos de decepção com Deus? De que outro modo podemos interpretar as lágrimas de Cristo, ou seu grito do alto da cruz? Alguém poderia quase despejar nossas perguntas acerca do que poderia parecer uma injustiça, um silencio, um mistério de Deus, naquele terrível grito: “Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonas-te?”. O Filho de Deus “aprendeu a obediência” de seu sofrimento, ensina Hebreus. Uma pessoa só pode aprender a obediência quando é tentada a desobedecer, só pode aprender a coragem quando é tentada a fugir.
Por que ]esus não brandiu uma espada no Getsêmani? Por que não chamou suas legiões de anjos? Por que declinou o desafio de Satanás de deslumbrar o mundo? Pela razão seguinte: se ele houvesse agido assim, teria falhado em sua missão mais importante – tornar-se um de nós, viver e morrer como um de nós. Foi a única maneira que restou a Deus para agir “Segundo as regras” que ele estabelecera na criação.
Em toda a Bíblia, especialmente nos Profetas, vemos o conflito ardendo no seio de Deus. De um lado, Deus amou com paixão as pessoas que criou; de outro lado, Deus tinha um terrível anseio por destruir o mal que as escravizava. Na cruz, Deus resolveu esse conflito interior, pois lá o Filho de Deus absorveu a força destrutiva e a transformou em amor.
Decepcionado com Deus
Philip Yancey - Sinais da Graça

Nenhum comentário:

Postar um comentário