quinta-feira, 19 de novembro de 2015

A Palavra que Acontece

“E assim aconteceu” (Gênesis 1.7, 9, 11, 15, 24 e 30 NTLH)

Introdução

“E assim aconteceu”, diz, seis vezes, o capítulo inicial de Gênesis.
Aconteceu o que Deus disse. Isto é repetido por toda a Bíblia, indo além do relato da criação.
Sempre acontece o que Deus diz!

Este é um bom momento para que pensemos a quantas anda a nossa confiança na Palavra do Senhor.
Quando paro para refletir, muitas vezes, enxergo a mim mesmo e à igreja interessados nos “porquês”, no “quando” e no “como”.

Sinceramente, deveríamos nos perguntar: quem disse? Quem afirmou? Quem criou? Quem prometeu?

Constantemente nos vemos relativizando o nosso Deus, ou seja, comparando-o com pessoas, por exemplo, pecadores como nós! Imagine, um Deus Santo e poderoso comparado a homens, que na verdade são obra sua, criação sua!

E o que dizer das vezes que essa relativização nos leva a enxergar mais o problema do que o Deus a quem servimos? O Deus para quem nada é impossível?

Veja o que ele mesmo, o nosso Deus, diz através do profeta Jeremias:

Eu sou o Senhor, o Deus de toda a humanidade. Nada é impossível para mim. (Jr 32.27 NTLH).

Jó, após ser confrontado e ser instigado por Deus para que lhe respondesse algumas perguntas, diante do atrevimento dele, Jó, ao questionar a Deus, exclama:

Eu reconheço que para ti nada é impossível e que nenhum dos teus planos pode ser impedido. (Jó 42.2 NTLH).

A respeito dele, disse o anjo Gabriel, enquanto falava com Maria, escolhida para ser a mãe do Salvador:

Porque para Deus nada é impossível. (Lc 1.37 NTLH).

1. A Bíblia é prova de que o que Deus fala acontece

A Bíblia é seu texto-prova. Seu teor comprova que aquilo que o Senhor falou realmente aconteceu.
Josué, já velho, instruindo e exortando o seu povo, testifica acerca de tudo que lhes acontecera e das palavras do Senhor:

Vocês sabem, lá no fundo do coração e da alma, que nenhuma das boas promessas que o Senhor, o seu Deus, lhes fez deixou de cumprir-se. Todas se cumpriram; nenhuma delas falhou. (Josué 23:14 NVI).

Mais tarde, profeta Isaías dirá:

“A erva seca, e as flores caem quando o sopro do Deus Eterno passa por elas. De fato, o povo é como a erva. A erva seca, a flor cai, mas a palavra do nosso Deus dura para sempre” (Is 40.7-8 NTLH).

No Novo Testamento, mostrando sua autoridade e o peso de sua palavra, Jesus diz:

O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão". (Marcos 13:31 NVI).

Os Salmos apontam que a Palavra de Deus está firmada para sempre:
“Ó Deus Eterno, a tua palavra dura para sempre; ela é firme como o céu” (Sl 119.89 NTLH).

2. A Palavra não pode ser trocada pelo palavrório

Como isto nos exorta! A Palavra de Deus é digna de confiança. O que ele fala, isso acontece. Não é uma palavra comum, mas a Palavra Viva de um Deus Vivo.
Uma Palavra que faz as coisas acontecerem!

Como igreja, corremos o risco de desprezar a Palavra de Deus. Isso é perigoso!
Viver de celebrações, de pretensos sinais, de barulho, de culto aos líderes, e desprezar a Bíblia, que é o registro proposicional das palavras divinas. Ou seja, a Bíblia é um registro com uma proposta lógica, formal e fundamentada.

A ignorância bíblica é um perigo enorme.
Podemos, por exemplo, ser ofertantes generosos, assíduos ouvintes, adoradores que não perdem culto mas que não carregam, não portam a Bíblia. E pior, que muitas vezes não leem a Bíblia!

Corre-se o risco de ficar à mercê de tudo nos ser revelado pelo líder, pelo pastor. “Quando a gente precisa saber alguma coisa da Bíblia, o pastor diz para nós como é”, declarou determinada pessoa.

A nossa atitude deve ser como a dos crentes de Beréia, dos quais diz a Bíblia:
Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo. (Atos 17:11).

A Palavra não pode ser trocada pelo palavrório.

3. A igreja precisa estar firmada na Palavra de Deus

A igreja não pode esquecer da Palavra que acontece. Já as palavras dos homens, devem ser esquecidas, porque elas não acontecem.

Muitos místicos surgiram nos últimos séculos prometendo transportar as pessoas a um estado superior. Alguns até previram o fim do mundo. A maioria deles simplesmente surge, é festejada, atrai os crédulos, eventualmente fazendo pequenas fortunas e, então, cai no esquecimento.

O que restou dos ensinamentos dos gurus, dos videntes famosos e de tantos outros? Poucos sequer se lembram do que essas pessoas ensinaram.

No entanto, por mais de três mil e quinhentos anos, a Bíblia, muitas vezes, sem o auxílio de nenhuma intervenção humana, transformou a vida dos que a leram!

A Bíblia tem poder. Ela registra a Palavra acontecida. Ela fala da Palavra que vai acontecer.

A igreja não pode se perder na atitude pecaminosa de querer novidades e andar em busca de profetas humanos, conselhos humanos, desprezando a autoridade da Palavra de Deus.

A Bíblia ainda é combatida por teólogos liberais, que negam sua inspiração. É relegada por falsos intelectuais, que fascinados por homens incrédulos, interpretam-na à luz de pensadores perdidos, sem o conhecimento de Deus.

Pensadores cristãos não devem se encantar com a voz da serpente, sempre sagaz e hoje com pose intelectual. Serpente que os seduz e os afasta da palavra que Deus falou. Ela, ou ele mesmo, Satanás, já usou esse truque lá no Éden!

A Profa. Dra. Serpente e todo seu grupo de intelectuais passarão, mas a Palavra ficará.
Ai de quem a despreza e a troca por ensinos humanos!

A igreja precisa estar firmada na Palavra de Deus.

Conclusão

Nunca soube que alguém, no leito de enfermidade, na hora da morte, pedisse para lhe lerem Marx, Hegel ou Weber para seu consolo. Pensadores, filósofos e economistas.

Mas quantos, na hora de partir, pedem que lhes leiam o Livro, o Velho Livro da capa preta, a Bíblia, a Palavra que acontece!

Pregadores, evangelistas, servos do Deus vivo: preguem a Bíblia e não pensadores humanos!

Fique com a Bíblia. Dispense os que a negam, fuja dos pregadores que a minimizam e colocam outra fonte de inspiração ou autoridade em seu lugar.

Fique com a Bíblia. Ela é a Palavra que acontece.
Ela orienta, dá direção, fortalece nossa fé e nosso entendimento a respeito do Reino de Deus. Portanto, vai nos manter firmes, de modo que não iremos atrás de qualquer vento de doutrina, nem atrás de fábulas e falsas promessas.
Ela não deixa pisar em falso. Nossa peregrinação através da vida é feita sob a orientação dos ensinamentos divinos.

Precisaremos dela nos meandros dos vales por onde andaremos – e o dia mau vai chegar! Precisaremos dela nas cavernas onde muitas vezes nos encontraremos.
Ela será nossa lâmpada, a luz que nos apontará para onde seguir.

Por isso bem diz a Escritura:

Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. (Sl 119.105).

Referências


  • Bíblia Sagrada Almeida Revista e Corrigida, CPAD
  • Bíblia de Estudo NVI, Ed. Vida
  • Bíblia de Estudo NTLH, SBB
  • Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD
  • Isaltino G. C. Filho, Meditações, E Assim Aconteceu


Nenhum comentário:

Postar um comentário