segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Vida ao Invés da Morte, Pessoas Antes que Ovelhas

Saindo daquele lugar, dirigiu-se à sinagoga deles,
e estava ali um homem com uma das mãos atrofiada. Procurando um motivo para acusar Jesus, eles lhe perguntaram: "É permitido curar no sábado? "
Ele lhes respondeu: "Qual de vocês, se tiver uma ovelha e ela cair num buraco no sábado, não irá pegá-la e tirá-la de lá?
Quanto mais vale um homem do que uma ovelha! Portanto, é permitido fazer o bem no sábado".
Então ele disse ao homem: "Estenda a mão". Ele a estendeu, e ela foi restaurada, e ficou boa como a outra.
Então os fariseus saíram e começaram a conspirar sobre como poderiam matar Jesus.
(
Mateus 12:9-14)


Introdução

Quem abriu o Jornal Folha de São Paulo, no dia 19 de outubro de 1999, dentre outras, podia ler o seguinte na seção Cotidiano:

[VIDA DE CÃO
Aniversário tem bolo especial para cães
Socialite faz festa privê para cadela 
A socialite carioca, * * * *, **, passou o dia de ontem dividida entre promessas para Santa Clara -pedindo que a chuva pare - e telefonemas para acertar os últimos detalhes da festa que acontecerá hoje à tarde nos jardins de sua casa na Barra da Tijuca. Para a festa, foram expedidos apenas 20 convites.
Foi organizada para comemorar os 12 anos de uma das paixões de * * * *: Pepezinha, sua cadela da raça.
"Só convidei os filhos (cãezinhos) das amigas mais íntimas. As mães virão acompanhando seus filhos", explica.
Serão servidos bolo de ração sabor galinha e brigadeiros feitos com chocolate especial para cães. De bebida, o "refrigerante" Cool Dog - suco de carne vendido em latinhas descartáveis.
"Pepezinha merece. Ela sempre foi muito querida, desde que a vi, recém-nascida. Era a mais magrinha da ninhada, e ainda por cima órfã. A pobrezinha perdeu a mãe no parto", conta a "mãe adotiva".
Vera não fala nos custos da festa, mas se defende. "Não posso matar a fome de 60 milhões de brasileiros. Ajudo várias instituições de caridade e tenho o direito de comemorar o aniversário de alguém que me dá tantas alegrias", disse.]

Tem algo errado com a humanidade quando a vida humana não vale uma moeda para amenizar a agonia de meninos de rua num dos tantos faróis de trânsito das nossas capitais.

É claro que tem algo muito errado com a humanidade quando a vida humana é tirada por muito pouco. Mortes encomendadas, às vezes, até por filhos egoístas que se deixam levar pela ganância.

Tem algo muito errado sim quando o dinheiro destinado à merenda escolar é desviado e vai parar em contas bancárias de espertalhões. Estes, em nada diferem do que assalta a mão armada nas ruas.

O que está faltando? Por quê tudo isso?
A resposta a essas perguntas, ou tentar entender os porquês, pode levar muito tempo!

Hoje, vamos aprender com Jesus, o Senhor da vida, que:
“A bondade para com as pessoas é tão conforme a lei quanto a bondade para com os animais!” (Mt 12.11-14 A Mensagem).

1. Necessidades estão acima de regras

Saindo do campo, da lavoura, a ação agora se desloca para a sinagoga.
A sinagoga era importante para os judeus daqueles dias. Teve origem quando estavam no exílio, quando não tinham o templo. Era o local onde podiam estudar as Escrituras e adorar a Deus.
Jesus, assim como Paulo (At 13.15), aproveitou o costume que permitia que mestres visitantes e convidados participassem do culto de adoração.

É sábado. Entra na sinagoga um homem com uma mão aleijada. Além de tudo, e sua mão direita, relata Lucas (Lc 6.6).
É bem provável que tivesse que mendigar, já que para o trabalho, bem como para os cerimoniais não servia.

Ousaria Jesus opor-se a essa regra, considerada pelos fariseus como um princípio tão básico e tão bem estabelecido que não podia ser violado?

Os oponentes esperam secretamente que Jesus viesse a pisotear a regra de conduta que eles haviam estabelecido.
Naquele tempo quase todos aceitavam a regra de que, somente no caso de que a vida de um homem estivesse realmente em perigo, era permitido cura-lo, ou medicá-lo no sábado. Não parecia ser o caso aqui, talvez, essa cura pudesse esperar.
É claro que, se Jesus esperasse o outro dia, teria se submetido à autoridade dos fariseus e concordado com a interpretação da lei que faziam, como se fosse a correta.
Mas ele mesmo acabara de lhes dizer que ele era “maior do que o templo”  (Mt 12:6) e “Senhor do sábado” (Mt 12:8) e que Deus está mais interessado em misericórdia do que em sacrifícios (Mt 12:7).
Então, ele lhes mostra e reafirma que necessidades estão acima das regras. Pessoas estão antes das coisas. Pessoas estão, e são mais importantes do que os animais.

Cabe lembrar a ordem divina ao homem criado por Deus:
Deus os abençoou, e lhes disse: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra". (Gênesis 1:28).

É lícito sim, é apropriado sim, fazer bem aos sábados. E assim, aos domingos, segunda, terça, qualquer dia, sempre!

2. Podemos estar tão inebriados em cumprir a lei que nos esquecemos de ser humanos

É certo curar no sábado?” (Mt 12:10), lhe perguntam. Seu proposito é “formular uma acusação contra ele.

Estavam tão obstinados que não conseguiam compreender que a sua própria motivação perversa em seus corações já constitui uma profanação do sábado.

Essa intenção de armar uma cilada era um pecado tão condenável diante dos olhos do Todo-Poderoso, que constitui uma denúncia criminal muitíssimo mais grave contra eles.
Além disso, esquecem-se de que Jesus conhece os pensamentos deles. (Lc 6.8.)

O “Senhor do sábado” diz ao homem para ficar em pé diante de toda a assembleia (Mc 3.3; Lc 6.8), como se quisesse dizer a todos eles: “Olhem para ele; vejam a sua mão e ponderem sobre o que significa para ele sua condição. Será que ele não desperta a compaixão de vocês?''.

Em seguida Jesus responde a pergunta de seus críticos. Ele, vira a mesa contra eles, se puder usar essa expressão! Ele formula uma contra pergunta e força os fariseus a responderem a própria pergunta deles:
"Qual de vocês, se tiver uma ovelha e ela cair num buraco no sábado, não irá pegá-la e tirá-la de lá? (Mt 12:11).

Pelo visto, Jesus deixa-nos parecer que, pelo menos naquele tempo e região não se considerava errado resgatar uma ovelha que fosse vítima de um acidente destes, independente se ser sábado ou qualquer outro dia.

Ora, um ser humano não é de muito maior valor que uma ovelha? Se é permitido fazer o bem a um animal no dia de sábado, então é correto e oportuno demonstrar nesse dia benevolência a um homem, que é portador da imagem de Deus!

O homem não corre risco de vida, o socorro somente deve ser oferecido quando a vida está correndo perigo? Jesus nem sequer entra no mérito da questão, salvo que deixa por entender-se (por inferência). E tal inferência é muito clara: mostrar misericórdia é sempre certo. “Desejo misericórdia, não sacrifícios” (Mt 12:7).

A conduta ética é sempre muito mais importante do que a obediência cerimonial. O amor sempre vai exceder às regras. Se os fariseus houvessem tão-somente feito um estudo mais cuidadoso e imparcial de suas próprias Escrituras realmente teriam percebido isso.

Um homem é incomparavelmente mais valioso, aos olhos de Deus, do que uma ovelha. “Portanto é certo fazer o bem no sábado” (Mt 12:12), ou seja, ser uma benção a alguém, e não mostrar-se indiferente diante suas necessidades.

Ao conhecer isso, ficam mais lindas ainda as palavras do Senhor Jesus, que já conhecemos:
Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? (Mateus 6:26).
Portanto, não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais! (Mateus 10:31).

3. Jesus age de maneira surpreendente

Jesus sempre surpreende. Nas respostas, nas ações, nos ensinos.
Quem quer andar com ele tem que estar preparado para ser surpreendido!

Então ele disse ao homem: "Estenda a mão". Ele a estendeu, e ela foi restaurada, e ficou boa como a outra. (Mt 12:13).
A cura é instantânea e completa. A mão direita está agora tão sadia quanto a esquerda. A cura ocorreu em conexão com o ato de obediência do homem.
Além disso, no tocante ao milagre em si, deve-se dar a Jesus todo o crédito e toda a glória, e a ele somente. Ele não tocou o homem. Aliás, nem sequer pronunciou uma única silaba, ordenando que a mão fosse curada. Simplesmente disse ao homem que estendesse sua mão e ela foi restaurada.

De uma maneira misteriosa demais para qualquer mortal compreender, o Salvador concentrou-se na condição desse pobre homem, enchendo-se de compaixão, e diante de todos os presentes ele quis e efetuou a cura!

Sem show, sem espetáculo televisivo, sem fogos de artifício, sem alarido. O milagre é só consequência, Jesus conhece o coração, conhece os pensamentos. (Lc 6.8).

4. O que fazer com Jesus?

Esse maravilhoso ato de poder e misericórdia não convenceu os fariseus de seu erro, nem confessaram sua culpa.

Odiaram a Jesus ainda mais pelo que fez no sábado. Restaurar a saúde e felicidade de um homem, removendo sua invalidez, era um crime por causa do dia em foi realizado.

No entanto, tramar no mesmo dia a destruição do Médico dos médicos era considerado um mérito.
Então os fariseus saíram e começaram a conspirar sobre como poderiam matar Jesus. (Mateus 12:14)

Se pudessem o matariam ali mesmo.
Mas eles ficaram furiosos e começaram a discutir entre si o que poderiam fazer contra Jesus.
(Lucas 6:11).

Então os fariseus saíram e começaram a conspirar com os herodianos contra Jesus, sobre como poderiam matá-lo. (Marcos 3:6).
Eles agora consultam com, imaginem quem? Os profanos e mundanos herodianos, partido político que apoiava a dinastia herodiana!

A desgraça produz estranhas confrarias, estranhas alianças, especialmente quando está vinculada à inveja. Reunidos os dois grupos, agora tramam como aniquilar Jesus.

Ah se pelo menos tivessem se lembrado do Salmo 2:
Adorem ao Senhor com temor; exultem com tremor.
Beijem o filho, para que ele não se ire e vocês não sejam destruídos de repente, pois num instante acende-se a sua ira. Como são felizes todos os que nele se refugiam! (Salmos 2:11,12).

Conclusão

Talvez você tenha chegado aqui hoje oprimido, carregando fardos tão pesados que não vê saída para você.
A carreira te oprime, a família te oprime, o casamento te pressiona, a sociedade te cobra demais e até a religião de sufoca!

A solução para tudo isso, a solução é Jesus.

O Médico dos médicos está aqui. “Estende a tua mão”, ele diz. Tome uma atitude. Ele está aqui independente do dia e hora.

Ainda que você não saiba muita coisa sobre a Lei, os Profetas, o Apocalipse, mas o Evangelho, até uma criança entende:
"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. (Jo 3:16).

Não veio para retaliar, jogar em rosto as culpas, mas para salvar, livrar da condenação eterna:
Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. (Jo 3:17).

O que vamos fazer então com Jesus?
Podemos agir como os fariseus, os herodianos e outros grupos. Mas podemos agir diferente, e hoje você tem a rica oportunidade de mudar esta sua história!
Alguém poderá pensar que Deus está falando com o filho, a esposa ou o pai. Não! É com você que Deus está falando e, sinceramente, podemos estar convencidos, não convertidos!

É preciso atitude, “estenda a mão”, creia, aceite-o, arrependa-se. Arrepender-se quer dizer, mude de ideia sobre como você tem vivido até aqui e de como quer viver o seu futuro:
Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus. (Jo 3:18).

Referências

·         Bíblia Sagrada Almeida Revista e Corrigida, CPAD
·         Bíblia de Estudo NVI, Ed. Vida
·         Bíblia de Estudo NTLH, SBB
·         Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD

·         Comentário do Novo Testamento, Mateus Vol 2, William Hendriksen

Nenhum comentário:

Postar um comentário