segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

As aparências enganam

Sobre profetas e frutos

Isto é inquestionável em todas as esferas da vida e, na esfera do espírito, é tão verdadeiro quanto.
Nem todo o que fala das coisas do céu é de lá, nem tão pouco é garantido de que, ele próprio viverá lá.
Talvez, após uma vida inteira de aparências, ouça-se um amargo "nunca o conheci!", vindo do próprio Jesus!
Uma aparente ovelhinha pode revelar-se um lobo astuto ao mostrar o seu verdadeiro eu, o seu interior.
Não são os frutos que tornam a árvore boa, mas, a árvore boa produz bons frutos.
Somos conhecidos pelas coisas que fazemos, pelo exemplo que damos.
Somos sal da terra e luz do mundo. Vejam: somos o tempero, o equilíbrio do mundo. Somos luz do mundo, que não tem como ficar escondida. (Mateus 5:13-14).
Nossa “luz brilha diante dos homens para que vejam as nossas boas obras e Deus seja glorificado” (Mateus 5:16).
As palvras do frade italiano, são contundentes:
"Pregue o evangelho em todo o tempo. Se necessário, use palavras." (Francisco de Assis).

Os falsos profetas

"Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores.
Mateus 7:15

Existiam desde as épocas do AT. Profetizavam somente o que o rei e o povo queriam ouvir, como se esta fosse a mensagem de Deus.
Este é um problema contemporâneo e, segundo Jesus, precisa-se tomar cuidado com eles. Suas palavras soam como religiosas, mas, na realidade, são motivadas por dinheiro, fama e poder.
São facilmente identificados, pois, seus ensinamentos glorificam não a Cristo, mas a si mesmos.

Eles tratam da ferida do meu povo como se ela não fosse grave. "Paz, paz", dizem, quando não há paz alguma. (Jeremias 8:11)

Até quando os profetas continuarão a profetizar mentiras e as ilusões de suas próprias mentes? (Jeremias 23:26)

Ninguém os engane com palavras tolas, pois é por causa dessas coisas que a ira de Deus vem sobre os que vivem na desobediência. (Efésios 5:6)

Recomendo-lhes, irmãos, que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e colocam obstáculos ao ensino que vocês têm recebido. Afastem-se deles.
Pois essas pessoas não estão servindo a Cristo, nosso Senhor, mas a seus próprios apetites. Mediante palavras suaves e bajulação, enganam os corações dos ingênuos. (
Romanos 16:17-18)

Atitude correta em relação a profecia e ensino

A atitude dos crentes de Beréia é um exemplo de como agir com todo o ensinamento ou palavra recebida.

E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus.
Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim. (
Atos 17:10-11)

Cabe relembrar que a falta de conhecimento corrompe e destrói.
Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. ... (Oséias 4:6)

Bons frutos são produtos do bom caráter

Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão! (Mateus 7:20)

O exame não deve ser apenas das palavras, mas também da vida. Árvores boas produzem bons frutos, verdadeiros profetas, além de ensinar o que é correto, possuem bom comportamento, um caráter elevado e vivem de acordo com as verdades das escrituras.
As motivações, a direção que apontam e os resultados que buscam servem para aferir, para verificar a que tipo de mestres estamos expostos.

Que frutos são esses?
Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,
mansidão e domínio próprio. (
Gálatas 5:22-23)


A Deus toda a glória!

Carlos R. Silva
verão 2015

Referências

·         Bíblia Sagrada Almeida Revista e Corrigida, CPAD
·         Bíblia de Estudo NVI, Ed. Vida
·         Bíblia de Estudo NTLH, SBB
·         Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário