sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Pastores, ovelhas e o serviço cristão

A imagem da igreja como um rebanho de ovelhas parece não se encaixar direito em nosso mundo de hoje com suas megacidades e populações rurais em transformação. A maioria das pessoas provavelmente nunca viu um rebanho de ovelhas e nem tem ideia de como elas se comportam.

“O Senhor é meu pastor” é uma frase familiar e sentimental, mas para boa parte das pessoas esta imagem pertence a um mundo distante e rural, formado por pequenas vilas cercadas de ar puro e verdes pastagens.

Talvez, um dos motivos do esvaziamento, ou dos problemas que algumas igrejas enfrentam hoje, seja terem perdido o conceito bíblico do que elas realmente são.
Não são poucos os feridos que encontramos pelo caminho, que, numa analogia a movimentos legítimos os quais agregam e apontam aspirações de um grupo, integram o movimento dos sem igreja (msi).

Em nossa nobre tentativa de sermos “relevantes” em um mundo em transformação, abandonamos a imagem agropastoril do pastor e das ovelhas. Cegamente adotamos a imagem corporativa do pastor como um diretor executivo (CEO), os irmãos mais velhos como um quadro de diretores, e a família da igreja como clientes para servir.
Assim, imperceptivelmente mudamos nossas expectativas em relação ao que o ministro e a igreja devem ser e fazer, o que frequentemente leva a conflitos e dor.

Não foi por acaso que Jesus chamou a si mesmo de “bom pastor” ou que tenha comparado seu povo a um rebanho de ovelhas.
Sim, é uma antiga imagem rural, mas essa imagem traz com ela algumas verdades práticas de que precisamos desesperadamente no mundo de hoje. 

Pastores servem ovelhas “o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.” (João 10:11). Pastores conhecem suas ovelhas e podem chama-las pelo nome. Eles levam suas ovelhas a lugares onde encontram alimento, água e abrigo. Protegem-nas dos inimigos, aplicam-lhes óleo curativo quando são tosadas ou quando se ferem. Pastores cuidam para que suas ovelhas sejam úteis, ao terem sua lã crescendo, produzindo leite e se reproduzindo. Quando alguma delas se perde, o pastor sai à sua procura para trazê-la de volta.

Esse é um quadro da igreja. A igreja local, o pastor e seu ministério.
Os pastores conduzem as ovelhas através da Palavra de Deus, para que recebam alimento espiritual e refrigério. Colocam alarmes contra os lobos de Satanás que atacam o rebanho (Atos 20:28-31) e as ensinam a serem úteis ao Reino de Deus (Efésios 4:11-12). Quando a ovelha se desgarra, o pastor amorosamente vai atrás dela (Tiago 5:19-20), e quando se fere, aplica o remédio que é a Palavra de Deus (Salmos 107:20) para promover a cura.

Pastorear é um ministério pessoal, sacrificial e exigente, mas também gratificante.
A marca do verdadeiro servo de Deus é uma toalha, com a qual enxuga os pés dos que lhe foram confiados. Esta marca jamais será um cetro. Ele, o pastor, serve a Cristo, servindo ao seu povo.

A natureza do ministério é o serviço.

Solus Christus!

Carlos R. Silva
verão 2015



Compilação de capítulos e notas: WIERSBE, Warren W. & David W., 10 Princípios Poderosos para o Serviço Cristão, Editora OBPC, Shedd Publicações, 2013
As anotações são uma ferramenta mnemônica para o estudo do livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário